quinta-feira, 26 de novembro de 2009

5º ENCONTRO

5º ENCONTRO

21/11

Manhã

Neste dia começamos nosso encontro com a discussão do texto de referência presente na unidade 01 do TP . Como já havia pedido anteriormente esta leitura os professores levaram resumos por eles elaborados das 4 unidades do Tp e as questões feitas a partir do texto. Desta forma já começamos discutindo alguns dos pontos mais importantes. Vimos que a língua está em constante transformação e é a melhor maneira de expressara a cultura de um povo, pois é seu principal fator de identidade. Retomamos o significado de dialeto e idioleto, buscamos discutir mais aprofundadamente as variantes linguísticas,norma culta, o trabalho com texto e a intertextualidade nos textos. Assistimos alguns vídeos e textos indicados como o texto de Gonçalves Dias e a paráfrase de Drummond de Andrade, o texto de Camões e a música do vídeo Monte Castelo e o Corintio, o Hino Nacional Brasileiro patrocinado. A ênfase foi dada , como era de esperar nas variantes lingüísticas e no processo de intertextualidade. Fizemos algumas tarefas do AAA 1 e às 12:horas demos uma pausa para o almoço.


6º ENCONTRO

21/11

Tarde

Apesar do desânimo e cansaço da semana retornamos às 14:00 horas para motivá-lo um pouco passei o vídeo da Era do Gelo, parece que funcionou pois logo retomamos os trabalhos com o vídeo A origem da Língua Portuguesa e logo após a leitura do texto “ A decadentização da língua” de João Ubaldo Ribeiro e detectamos realmente com exemplos do texto a transformação gradativa da língua, seus acréscimos, suas supressões, e principalmente a extinção de algumas palavras. Segundo o autor, estamos a caminho da morte da Língua Portuguesa. Concordamos com o autor em muitos aspectos, principalmente no que diz respeito ao esquecimento total e a troca de um grande número de palavras por outras que simplificam e empobrecem o cada vez mais o nosso idioma. Foi bastante produtivo trabalhar, paralelamente, o vídeo e o texto, pois ampliou o campo para discussões entre os professores. Conseguimos detectar várias situações no nosso cotidiano de sala de aula que podem e devem ser trabalhadas baseadas nesta temática. Conscientizar o aluno da transformação, mas também da preservação da língua, pois ela é o nosso maior fator de identidade. Terminamos o nosso encontro com a indicação da tarefa de casa e a leitura do TP 2 marcamos para o dia 28/11 a próxima oficina..

Nenhum comentário:

Postar um comentário