sexta-feira, 20 de novembro de 2009

4º ENCONTRO

4º ENCONTRO
07/11
Neste dia começamos nosso encontro discutindo alguns pontos importantes das unidades 23 e 24 do TP6. A edição e revisão dos textos criados por nosso alunos foi bastante discutida e contribuiu bastante para que cada professor conhecesse como os outros avaliam os textos produzidos em sala de aula. O que deu para notar é a proximidade que os cursistas tem no seu processo de avaliação com os processos recomendados pela teoria do material Gestar II. Ficou claro que necessitamos orientá-los quando a boa elaboração, que é feita através da escolha da tese, argumentos e poder de síntese do autor na hora da conclusão do texto. Chegou-se também ao consenso que ao leitura e a produção textual deve ser trabalhada cotidianamente, em sala para que o nosso aluno adquira o hábito de ler e escrever corretamente.
Após passamos ao relato das atividades do avançando na prática que eu havia anteriormente deixado à escolha dos professores.
Vejamos alguns:
Profª: Léa Campelo
TP6
Avançando na prática da página 39
Como já trabalhei com textos publicitários , só que com Ensino Médio, achei bom fazer o mesmo agora no Ensino Fundamental.
Os alunos foram bem perspicazes na avaliação dos textos apresentados.
Para a feitura dos textos argumentativos apresentei a eles recortes diversos: de roupas, de jóias, de carros, de motos , etc...
A partir daí, ainda em grupo, propus a eles que criassem seus textos publicitários, chamando a atenção dos mesmos para o uso da linguagem apelativa, do verbo no imperativo, dos pontos de exclamação e das figuras de linguagem com ênfase no uso da metáfora


PROFª VIVIANE
RELATÓRIO DA ATIVIDADE DO TP 06
ATIVIDADE ESCOLHIDA: Avançando na prática p. 23 - Análise da propaganda da p. 15
Esta atividade foi desenvolvida em uma turma de 6ª série e a mesma apresentou bastante dificuldade em perceber o duplo sentido atribuído a palavra “presente”, pois ficaram presos a linguagem visual e não entrelaçaram a visual com a verbal.
Deste modo, discutimos juntos o teor e conteúdo da propaganda e juntos conseguimos construir um aprendizado, uma vez que após outros exemplos de palavras que detém duplo sentido, os alunos conseguiram perceber que a palavra em destaque tinha realmente um duplo sentido e que este jogo de palavras fazia com que os consumidores fossem estimulados a comprar justamente por estarem vivenciando seu presente.
No final da aula, acharam a atividade bastante interessante, justamente por que não tinham o hábito de trabalhar com textos e propagandas em sala de aula, o que fez com a aula se tornasse bastante produtiva, embora esta turma tenha bastante dificuldade em compreensão e escrita.

Também trabalhei a atividade da página 17, a qual tem como enfoque o trabalho com tirinhas humorísticas. Este trabalho foi bastante gratificante, pois os alunos conseguiram escrever e identificar com clareza como o trabalho com a mescla da linguagem verbal e visual trabalha muito bem em favor da comunicação, mas também compreenderam que, às vezes, uma precisa da outra para exercer a total compreensão da mensagem passada.
Este tipo de trabalho exerce um poder de alta compreensão em que todos os alunos querem participar e darem sua opinião e isso é muito bom porque estimula a participação em sala de aula de todos.

Logo após passamos para a parte III da oficina 12. Analisamos as obras literárias levadas pelos professores e contamos ainda com um acervo literário razoável existente no Pólo, no qual realizamos nossos encontros. Cada professor socializou suas escolhas das obras literárias explicando qual seu objetivo na escolha, ou seja, o que pretendia trabalhar para desenvolver o interesse dos alunos naquela obra. A oficina foi muito proveitosa, os professores gostaram de trabalhar desta forma, dividindo com os colegas suas escolhas e elaboração do plano aula. Plano este que inclui a literatura e de acordo com eles, assunto de extrema importância e bastante prazeroso. Terminamos nosso encontro marcando para o dia 21/11 um encontro para manhã e tarde, por isso pedi a leitura prévia do TP1 .
Abaixo alguns trabalhos realizados durante a oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário