domingo, 19 de julho de 2009

5º Relatório

5º RELATÓRIO
18/07 TARDE
Fizemos o fechamento desta oficina no retorno do almoço, Procurei resgatar o conhecimento adquirido pelos estudos, mostrando a importância da situação de uso da linguagem para a definição de gênero, isto é a situação sócio-comunicativa e também a escolha do tipo de texto e linguagem para uma determinada finalidade. O trabalho com a oficina 06 gerou críticas acerca do texto, “ Composição: O salário mínimo” de Jô Soares, ser ou não indicado para trabalhar com alunos, porque contraria todas as às regras de dissertação trabalhadas por nós professores. Porém outros sugeriram trabalhar com o texto para detectarmos estes defeitos na dissertação de modo a fixar as regras do texto dissertativo.

Depoimentos sobre a oficina:
“ Achamos muito interessante as atividades propostas pelas oficinas. A contribuição dos colegas fez com que os textos pudessem ser melhor aproveitados por nós em sala de aula, e também propiciou uma retomada expositiva do conteúdo trabalhado. Com certeza saímos daqui hoje com mais subsídios para o nosso fazer enquanto professores de Língua Portuguesa.”
Léa e Adriana - professoras-cursistas

“ A oficina proposta sugeriu várias alternativas de elaboração de trabalhos, contribuindo para novas análises para os tipos textuais. Sendo assim, os objetivos propostos estão sendo alcançados, não havendo necessidade de mudanças quanto o que está sendo proposto.”
Ailton e Leonardo professores – cursistas

Passamos então a trabalhar o TP4. Pedi para que cada cursista lesse uma seção das unidades 13 e 14 do TP. No Power Point apresentei alguns conceitos comentamos os assuntos Letramento, Letramento e diversidade culturaL e Conhecimento prévio e atividade de leitura e escrita. Fizemos as atividades 01, 03, 04.
Como o grupo já estava bastante cansado resolvi passar no DVD do filme “Narradores de Javé”.
Ao término do filme , o qual eles gostaram muitos e já planejaram trabalhar com seus alunos, Fiz a proposta de análise do filme. As questões foram respondidas e logo após abri para o diálogo.
Procurei trabalhar os fatos mais evidentes como: a variedade lingüística representada pelo modo de falar dos personagens, as expressões utilizadas pelos falantes. Expressões estas bem marcadas na fala de Antonio Biá: abelha menstruada, manicure de lacraia, clone de miolo de pão, etc. Chamei a atenção para as variações dialetais presentes no filme (diferença de região e classe social) e as variações de registro (língua falada e coloquialismo).
Para encerrar nosso dia que foi longo, mas bastante proveitoso pedi aos cursistas a leitura mais aprofundada das unidades 15 e 16 o TP4 e a aplicação de um avançando na prática a ser entregue no nosso próximo encontro marcado para o dia 08/08, primeiro sábado após o recesso escolar.

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