quinta-feira, 9 de julho de 2009

2 º Relatório

2º RELATÓRIO

Começamos nosso segundo encontro dia 24/07/09 numa gelada e cinzenta manhã de inverno, e diga-se de passagem com alguns protestos cômicos dos nossos professores em relação ao trabalho com o Gestar II em um sábado como o que eu descrevi acima. O curso será ministrado no Pólo de Educação à Distância do Município de São José do Norte, porém o calendário está sendo estudado de acordo com a disponibilidade dos professores. Este é um fator que acaba atrapalhando um pouco o andamento do curso, por isso dentro do possível estamos tentando programar estes encontros aos sábados pela manhã e se possível também à tarde em algumas situações especiais.
O grupo até agora conta com a participação de nove professores de Língua Portuguesa, sendo estes bastante questionadores quanto aos propósitos e funcionamento do curso. Após escutar alguns questionamentos dos cursistas resolvi retornar ao Guia Geral para esclarecimento de alguns pontos. Acredito que sanamos algumas das questões levantadas Também percebi que existe resistência por parte de alguns professores ao trabalho com o material do curso , mas acredito que isto seja reflexo do pouco tempo que temos para um estudo tão extenso e profundo exigido pelo curso.
1º- Começamos trabalhando o texto “ MUDE ” do autor Edson Marques (atribuído a Clarice Lispector), que veio ao encontro da necessidade de reflexão do papel do educador, da busca de mudanças, da urgência de desenvolvimento e da transformação no atual sistema de ensino de todo o País. Propósito que deve ser exigido e defendido, principalmente por todos nós educadores.
2º- A leitura do material das unidades 9 e 10 do TP3 foram indicadas no 1º encontro e as atividades direcionadas. Alguns professores conseguiram realizá-las, porém outros tiveram dificuldades, pois suas obrigações diárias não permitiram. Procurei através da exposição dos conceitos e exemplos fazer uma análise junto com o grupo a fim de esclarecer os pontos mais relevantes destas unidades. Todos participaram, mesmo aqueles que não fizeram toda a leitura discutiram e exemplificaram os conceitos e definições dos autores trabalhados. Isso se deve ao fato que os mesmos autores já servem de referência para o trabalho e estudo de alguns dos participantes. O tema levantou várias discussões sobre a produção textual, oral e escrita, dos alunos e a identificação dos problemas gerou maior integração no grupo.
3º- Depois, de um breve intervalo, foram executadas algumas das atividades das unidades 9 e 10, na maior parte oralmente e uma atividade escrita objetivando a reflexão sobre o tipo de Educação que queremos. Pedi que em grupos elaborassem uma receita de como fazer uma educação de qualidade, tendo como referência o material da pág. 33/34 e o texto “Ensino e educação de qualidade de José Manuel Moran.” Ao final da atividade com a leitura das receitas, retomei alguns conceitos das unidades como por exemplo: organização textual e o conhecimento e classificação dos gêneros, também evidenciando a importância da situação de uso, do contexto social e da competência sócio-comunicativa (adequação da manifestação linguística ao objetivo da comunicação) para a identificação e fixação destes conhecimentos.
4º Apresentei no Power Pont alguns pontos mais importantes da unidade 11, e concomitantemente foram sendo discutidos e desenvolvidas as seções restantes da unidade. , porém pelo adiantado da hora ficou como estudo para casa a leitura e analise da unidade 12, que será retomada no início da oficina a ser executada no próximo encontro.
Finalizando, pedi aos professores cursistas que aplicassem na sala de aula o avançando na prática da pág. 84 que trabalha a literatura de cordel e elaborassem um relatório desta atividade a ser entregue posteriormente.

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