segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Relatório de trabalho da professora Nelsa

Programa: GESTAR II

Formador: Lúcia Helena

Professora: Nelsa Jurema Jardim dos Santos Bittencourt

Escola: Centro de Demonstração

Série: 6ª

R E L A T Ó R I O

Para trabalhar com os meus alunos da 6ª série, apliquei o “Avançando na prática” do TP 4, p. 97, cuja proposta era trabalhar o poema “Cidadezinha Qualquer” de Carlos Drummond de Andrade.

Com o objetivo de prender a atenção dos alunos, já que estes desde o começo do ano letivo fizeram questão de deixar clara a sua repulsa por poemas, organizei a atividade em três partes: atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura.

Atividades de pré-leitura

Entendendo que este é o momento de preparar os alunos para uma leitura significativa do texto, propus algumas atividades com o objetivo de fazer com que eles construíssem hipóteses a respeito do poema, com base em seus conhecimentos prévios.

Para que isso pudesse acontecer segui os seguintes passos:

1) Informei aos alunos que trabalharíamos com um poema e pedi para que os mesmos, em poucas palavras, descrevessem suas expectativas a respeito desse gênero textual.

2) Fiz uma breve apresentação do autor, comentando sobre a época que ele escreveu o poema e também sobre a cidade natal do mesmo.

3) Propus aos alunos que tentassem imaginar a cidade de Itabira, um pouco antes de 1930.

4) Incentivei os alunos a debaterem a respeito de sua cidade natal, relacionado-a com outras cidades, tentando avaliar os pontos positivos e negativos da mesma.

5) Escrevi no quadro negro apenas o título do poema para que os alunos pudessem formular hipóteses a respeito do que seria tratado no mesmo.

Atividades durante a leitura

Partindo do pressuposto de que as atividades que ocorrem durante a leitura têm como objetivo guiar aos alunos em diferentes níveis de compreensão do texto foi que elaborei algumas estratégias para facilitar a aprendizagem dos mesmos.

- Estratégias de leitura:

1) Pedi para que os alunos fizessem uma leitura silenciosa do poema.

2) Declamei o poema para a turma, utilizando-me de gestos e expressão corporal para que os alunos conseguissem absorver a essência do poema. Por exemplo, para dar ênfase à idéia de uma cena estática na primeira estrofe do poema, declamei a mesma sem expressar qualquer movimento, na segunda estrofe dando ênfase a rotina do “nada para fazer”, procurei declamá-la enquanto caminhava lentamente pela sala de aula, já a última estrofe, para dar um sentido de explosão e desabafo a declamei numa para brusca.

3) Procurei ouvir a opinião dos alunos sobre o poema.

4) Propus aos mesmos uma breve análise comparativa do poema “Cidadezinha Qualquer” com outros poemas já estudados, incluindo uma breve análise morfológica e sintática dos mesmos.

Atividades de pós-leitura

Há muitos objetivos possíveis a serem atingidos com atividades de pós-leitura, tais como: verificar a compreensão do texto lido, obter uma idéia global do texto, ir além do que foi lido, aprofundar o conhecimento vocabular, integrar habilidades e usar o conhecimento adquirido com a leitura para desenvolver uma atividade de produção escrita ou oral, entre outras.

Levando em consideração alguns desses objetivos, propus as seguintes atividades:

1) Dividi a turma em dois grupos, ficando um grupo com a tarefa de documentar de forma simples a sua terra natal, expressando suas emoções através da escrita e também de desenhos e o outro grupo ficou com o encargo de fazer o mesmo com relação a cidade de Itabira, terra natal do poeta Carlos Drummon de Andrade.

2) Apresentação dos grupos e exposição dos trabalhos no mural da escola.

O envolvimento dos alunos e a participação dos mesmos nessas atividades foram surpreendentes, pois em cada etapa, ou seja, em cada atividade proposta (pré-leitura, leitura e pós-leitura) os alunos vibraram e ao final relataram que nunca tinham imaginado que um poema pudesse trazer tantas informações.

Os grupos foram muito criativos em seus trabalhos, o que ficou com o encargo de documentar São José do Norte, trouxe informações da poetisa Delfina da Cunha, do contexto histórico que ela escreveu seus poemas e também retrataram através de desenhos, os prédios históricos do referido município. Já o outro grupo além de buscar informações sobre o Município de Itabira desenhou a cidade, segundo a percepção que tiveram ao ler o poema.

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