quinta-feira, 10 de setembro de 2009

9º ENCONTRO

9º ENCONTRO

Dia 05, sábado nos reunimos para começarmos a trabalhar o TP5. Havia pedido no encontro anterior para os professores a leitura das unidades 17 e 18 do TP5. Em um primeiro momento conversamos sobre o andamento do curso, agora que as aulas começaram. Existe uma preocupação geral no que diz respeito a conciliar a realização do curso, e todas suas atividades, com o programa a ser seguido pelas escolas e que já está muito atrasado. Bom, vamos tentar resolver da melhor maneira possível, mas percebo desânimo por parte de alguns professores na perspectiva do curso levar muito tempo, visto que a grande maioria vai ter que usar todos os sábados dos meses seguintes em função da recuperarão das aulas no Município e no Estado.

Retomando o trabalho mostrei o vídeo “Como o brasileiro elogia sua mulher” com o intuito de evidenciar a pluralidade de dialetos no nosso país, O vídeo foi fundamental para dar início nesta aula uma vez que nele a fala de pessoas de diferentes regiões do Brasil é bem explorada facilitando a compreensão sobre o tema levantado no TP5. Pedi que os professores escolhessem uma das seções lidas nas duas unidades e expusesse ao grupo. Percebi que o pessoal fez uma boa leitura e conseguiram expor muito bem cada assunto das seções. Após todo o grupo dar sua contribuição, comecei o levantamento de pontos que são importantes retomamos alguns já levantados pelos professores. Para dar continuidade ao tema trabalhei algumas frases do personagem escravo Prudêncio de “Memórias Póstumas” para exemplificar estilo. Procurei enfatizar que estilo é um recurso utilizado por muitos escritores e que se distingue de outros desvios por ter uma finalidade expressiva. Vimos também tirinhas das revistinhas de Cebolinha e Chico Bento e nela caracterizamos o dialeto e o idioleto e sua relação direta com o sotaque do falante.

Depois de discutirmos o TP trabalhamos alguns exercícios do AAA5. Começamos com o Travalíngua e alguns professores disseram que costumam levar este tipo de trabalho para a sala de aula e que é bem recebido pelos alunos. Fizemos também as atividades das páginas 29, 53 e 57. Acabamos o encontro e pedi a leitura das unidades 17 e 18 para o próximo encontro 19/09 e os relatórios dos avançando na prática que estão atrasados por causa do recesso prolongado. O encontro para a socialização destas práticas marcaremos, se possível, no dia 19/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário