segunda-feira, 21 de setembro de 2009

10 º Relatório

10º RELATÓRIO

19/09

Começamos nosso 10º encontro com a oficina 09 do TP5. Como é do conhecimento de todos as práticas que deveriam ter sido feitas juntamente com o estudo dos tps forma ficando para trás devido o recesso forçado pelo vírus da gripe. Por este motivo começamos a oficina com o relato do avançando na prática da página 97 do TP4, referente ao poema “Cidadezinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade”. Em seus relatos ficou evidente a satisfação com a aplicação do trabalho, de maneira geral os professores não encontraram nenhuma dificuldade na aplicação do trabalho e acharam a tarefa muito proveitosa. Os relatos variaram, pois a aplicação foi feita em diferentes séries, mas em todas os alunos participaram com bastante desenvoltura e satisfação, fato que alegrou os professores. Outro fato importante foi observado pelos professores, como é o comentado por uma das cursistas:

“ Com a aplicação de três técnicas de produção textual durante o trimestre, pude concluir que, felizmente, os alunos vêm evoluindo a cada nova proposta apresentada.” Lucia Garcia.

Este é apenas um dos comentários, porque houve outros e isto me deixou contente, visto que escuto várias reclamações em relação a aplicação das tarefas e o pouco tempo que os professores tem para executá-las.

Após os relatos, discussões e os comentários passamos para a parte três da oficina 09. Trabalhamos em duplas, já que o grupo é pequeno e parece que duas cursistas desistiram após o retorno às aulas alegando falta de tempo. Antes de entrarmos no assunto da oficina retomamos um alguns conceitos básicos explorados nas unidades 17/ 18 do TP5 e trabalhamos o texto circuito fechado de Ricardo Ramos. Dando prosseguimento a oficina, discutimos a importância da linguagem publicitária no mundo globalizado em que vivemos. O trabalho foi bastante produtivo, sendo que a discussão em torno do processo de construção da coerência foi amplamente discutido. A relação do texto verbal e não verbal também foi explorada e exposta nos comentários da análise dos professores. Ver anexo abaixo. Resolvemos parar para o almoço e retornar Às 13:30 para o outro encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário