quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

7º ENCONTRO

7º ENCONTRO

28/11

Deixamos este dia para a aplicação das oficinas 1 e 2 do TP1. Começamos, como sempre com o relato das atividades aplicadas pelos professores cursistas. Como foi deixada a escolha dos professores as atividades forma diversificadas, mas semelhante às anteriores foram bem aceitas e concluídas pelos alunos de diferente séries. Após a socialização das tarefas que levou algum tempo, porque ao relatar nossos trabalhos sempre há interferência dos demais, questionando, pedindo maiores informações daquela tarefa, passamos a execução da parte três da oficina 01.

Os professores trabalharam o texto “ A outra senhora” e gostaram muito desta oficina porque levantou vários pontos trabalhados nos TPs anteriores, como gênero, tipologia textual, coerência e coesão,análise de erros, ou seja, foi feito durante a oficina uma retomada dos conteúdos já trabalhados por nós. De acordo com a nossa análise do texto trabalhado ele tem problemas como uma linguagem difícil com palavras não usuais no vocabulário de uma menina. Observamos também a falta de pontuação e os termos mal empregados. Chegamos a conclusão que o texto faz uma crítica ao consumismo exagerado que força a uma perda do verdadeiro significado de certas datas comemorativas. O final do texto objetiva o resgate destes significados com uma linguagem verdadeira, obtida pela troca dos termos técnicos e comerciais por outros mais adequados a fala de uma garota e com certeza mais emotivos.

Partimos para a oficina 02 to TP1 trabalhamos o texto “ A língua” e mais uma vez os TPs anteriores forma mencionados pela natureza do texto a ser trabalhado.

Falamos sobre o tema Fábula como poderíamos introduzir este tema em determinadas séries , o trabalho como a moral das fábulas, o diferencial desta fábula “ A língua” e vários pontos proporcionados pelo texto visando completar nosso trabalho com leitura e produção textual.

A seguir os relatos das atividades e trabalhos feitos nas oficinas 01 e 02 do TP1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário