sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

12º Encontro / Encerramento

12º ENCONTRO
19/12/2009
Neste dia nos reunimos para o nosso último encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, Gestar II. Começamos com a observação dos Portfólios, este foi o momento de cada professor mostrar o seu trabalho diante o grupo, após fizemos uma breve reflexão do programa ministrado ao longo do ano letivo. Surpresas não houve visto que, em todas as discussões anteriores os pontos positivos e negativos do curso foram sempre muito debatidos entre nós.
Discutimos ainda sobre a execução dos projetos. Infelizmente, devido a todos os problemas ocorridos, paralisação do ano letivo por um tempo maior que o normal, o problema de tempo e vencimento de conteúdo programado, nem todos os projetos puderam ser postos em prática, mas os professores que conseguiram levar adiante seus trabalhos fizeram o relato de suas experiências o que foi bastante proveitoso. Pedi aos professores devedores da execução do projeto que já começassem o ano letivo de 2010 trabalhando com os mesmos. Pois todos os projetos o relato de seu desenvolvimento ficarão arquivados e a disposição na SMEC. Dei o prazo de seis meses a partir do inicio do ano letivo para a entrega deste material. Fiz também uma ficha de avaliação do curso a qual pedi que os professores preenchessem. Segue anexa.
Assistimos no data show um vídeo de motivação com o objetivo de que todas as discussões, reflexões e anseios em busca de um caminho melhor para educação seja , agora mais do que nunca após o gestar, uma constante na vida destes participantes do Programa.
Terminamos o nosso Gestar II no Municipio de São José do Norte com um coquetel de confraternização dos professores cursistas de Português e Matemática. Apesar e todos os problemas já citados ficou plantado em cada um de nós uma árvore que já deu os primeiros frutos, mas que deve ser regada, adubada para que siga produzindo. A busca por uma educação de qualidade não é feita a curto ou médio prazo, mas sim com paciência e a longo, a muito longo prazo. A educação, prática fundamental para uma sociedade justa no amplo sentido da palavra só se concretiza efetivamente, com a participação e luta ferrenha dos profissionais que nela atuam. Parafraseando Paulo Freire “ A educação sem uma função social é a maior das futilidades”. O Gestar II nos induziu a trabalhar em sala de aula para que as disciplinas de Português e Matemática passassem a fazer parte do cotidiano dos educandos, porque trabalha com o intuito de orientar para a vida prática todos os conteúdos que se aprende nos bancos da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário