quinta-feira, 15 de outubro de 2009

GESTAR II 2ª PARTE

1º ENCONTRO
10/10
Após o retorno da segunda parte do Gestar II é hora de retornarmos aos estudos dos TPS. Mas, primeiramente vamos colocando os professores a par das novidades. Claro que a curiosidade é grande, pois todos queriam saber se o trabalho aqui havia sido satisfatório comparado ao dos outros municípios. Contei como tinha sido o encontro, os depoimentos dos outros formadores, e também o que nos espera para a segunda parte do curso. Como não haverá mudanças na maneira que estávamos trabalhando acredito que o pessoal ficou bastante tranqüilo para retomarmos o curso.
Comecei pedindo para que cada professor cursista escolhesse uma das seções das unidades 20 e 21 do TP6 para explanar seu conteúdo ao grupo. Havia pedido no nosso último encontro que fizessem a leitura destas unidades. Cada professor expôs oralmente um resumo do que leu, enquanto o resto do grupo formulava perguntas sobre o assunto. Após cada um explicar a seção escolhida e respondermos juntos as questões, debatemos a questão da escrita e reescrita dos textos produzidos por alunos das séries finais do ensino fundamental. Concomitante,reforçamos as sessões do TP discutindo a construção da argumentação, a tese, o planejamento, as estratégias e a escrita através do Power Point. A seguir, foram feitas as atividades 01, 04, 06, e a atividade 02 da pág. 126.
Terminamos nosso encontro com o cronograma da 2ª parte do curso, pedi ainda a leitura das unidades restante do TP6 e marcamos a próxima oficina para o dia 31/10.

Parabéns a todos pelo nosso dia.

O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO

Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".

É, o professor está sempre errado mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

OFICINA 10



12º RELATÓRIO
26/09
Hoje nos reunimos para executar a oficina 10 do TP5. Como é de costume iniciamos pelos relatos dos cursistas, porém desta vez devido ao atraso cada professor relatou duas atividades do avançando na prática. Acredito que foi bastante positivo, pois podemos comparar diversas atividades feitas de distintas maneiras. A discussão foi bastante proveitosa e acabou fazendo com que retomássemos muitos conceitos abordados no TP5.
Após passamos a III parte da oficina. Os professores trabalharam individualmente montando seus trabalhos de elaboração da atividade e depois apresentaram ao grupo.
A proposta foi bem aceita e todos concordaram que estava bem sintonizada com o conteúdo do TP. Gostaram muito desta proposta pois com poucos recursos deu para elaborar um trabalho muito criativo e que com certeza agradará aos alunos, independeste da série, pois os textos que trabalham propaganda são uma constante no nosso cotidiano. Ao final do encontro os cursista entregaram seu relatórios e a avaliação pedida por mim referente a oficina 10. Pedi também que oralmente eles fizessem uma avaliação da primeira etapa do Gestar II. De uma maneira geral os comentários foram bons, pois segundo eles os encontros têm colaborado muito no trabalho em sala de aula. Seja através das atividades feitas com os alunos, nos estudos individuais ou coletivos com os colegas professores. O material, inclusive as oficinas foram consideradas como muito boas sem nenhuma sugestão de mudanças, já que estão fluindo muito bem e atingindo seu propósito.
Acabamos nosso encontro com o pedido de estudo das unidades 21 e 22 do TP6, sendo que o nosso próximo encontro ficará marcado para o sábado seguinte ao nosso retorno do encontro em POA.